quarta-feira, 4 de maio de 2011

As novas tecnologias na educação

As novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação desenvolvida nos dias atuais. Novas formas de aprendizado foram criadas, a  disseminação do conhecimento está bastante desenvolvido e, especialmente, novas relações entre professor e aluno foram melhoradas.

Nessa era da informaização, podemos perceber claramente que  qualquer informação gerada em qualquer lugar esteja disponível rapidamente para qualquer pessoa em qualquer lugar do globo. A globalização do conhecimento e a simultaneidade da informação são ganhos inestimáveis para a humanidade, e nesse contexto, muito se tem falado, discutido sobre a importância do uso das novas tecnologias na educação.

O grande questionamento é: "como o professor pode utilizar esses recursos em sala de aula"? "de que maneira podemos dispor desses recursos de forma consciente sem estarmos simplesmente "tapando buracos" em nossas aulas?"

Sabemos que o uso das novas tecnologias, especificamente a linguagem audiovisual desenvolve múltiplas atitudes perceptivas, solicita constantemente a imaginação e reinveste a afetividade com um papel de mediação primordial no mundo, enquanto que a linguagem escrita desenvolve mais o rigor, a organização, a abstração e a análise lógica.

A meu ver quaisquer tecnologias podem e devem ser utilizadas em sala de aula pelo professor desde que o mesmo tenha conhecimento, saiba manusear e insira determinado conhecimento nos conteúdos que se propõe a ensinar. O mal uso desses recursos também pode ser prejudicial quando há a falta de comprometimento do profissional de educação, ou quando usa apenas para preencher uma lacuna na sua deficiência no ensino, em outras palavras, quando há enrolação ou o uso apenas como tapa buraco.

A sociedade como um todo está submersa em novas tecnologias. Entendo que da mesma forma a tecnologia é a sociedade, ela também faz parte do contexto escolar como uma ferramenta importante de interação entre os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Sabemos que a escola é um retrato da sociedade com seus desafios, suas conquistas e seus objetivos traçados e a tecnologia tem sido uma grande aliada na conquista dos desafios e na quebra de alguns paradigmas antes intransponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário